QUEM É A ARTISTA - COMO É FEITA A CERÂMICA
Olá! Seja bem-vindo(a)!
DARLENE MALDONADO é Natural de São Paulo/SP. Nasceu artista e ainda criança ficava absorta desenhando.
Durante a vida, experimentou trabalhos artísticos diversos, como desenhar, esculpir, modelar, pintar, e consolidou seus aprendizados, cursando Artes Visuais na EMA Maestro Fêgo Camargo, em Taubaté. Embora aprecie todas as linguagens apreendidas, logo no início se identificou com a cerâmica, como expressão. E começou a produzir colares, mandalas e esculturas em cerâmica. Participou de diversas exposições e eventos em Taubaté e São Paulo, onde reside atualmente.
O PROCESSO CRIATIVO: sua inspiração vem da natureza, do natural, do cosmos e do divino - é a sua conexão, sua linguagem com a Vida. Em seguida desenha esboços e realiza pesquisas. Definindo a forma, então moldela na argila, criando uma peça original.
Seu estilo moderno, estilizado, com grande apreço pelas cores naturais das argilas, se mostrou logo na confecção das primeiras esculturas. E mais tarde, os esmaltes semi transparentes.
Iniciou a primeira mini escultura da linha "santos e divindades", utilizando o "press molding", descrito abaixo. Nesta mesma técnica realizou a criação e reprodução do primeiro "colar difusor pessoal", uma ânfora.
Fez muitos experimentos, criando mandalas decorativas, máscaras, "caixas porta-jóias" e diversas outras peças, utilizando também o "nerikomi/neriage" - técnica japonesa que marmoriza as argilas coloridas e permite criar lindos desenhos, que aparecem nos "colares universo". E utilizando plantas naturais ou secas imprime na argila delicados desenhos, nos "colares jardins".
Da vontade de fazer peças maiores, nasceu a escultura de Iemanjá e São Francisco. Utilizou a técnica do "slipcasting", Esta linha ainda vai crescer, com novas criações.
COMO É A REPRODUÇÃO:
- no "press molding", cria um molde de gesso a partir da mini escultura original. E prensa argila em cada parte do molde de duas partes, manualmente. As peças secam por um tempo, em seguinda vem o acabamento retirando as rebarbas. Segue para secagem total e queima em forno cerâmico. Assim nascem as mini esculturas.
- No "slip casting", cria um molde em gesso a partir da escultura original. A argila líquida é despejada no molde. Após secar por um tempo, a argila é escorrida para fora do molde e, deixando uma parede fina, que é o formato da escultura. Depois de uma breve secagem, é retirada do molde. Passa pelo acabamento, removendo as rebarbas. E depois da secagem total, segue para a queima.
DEPOIS DA PRIMEIRA QUEIMA: quando prontas, retira as peças do forno. Elas ainda são lavadas, algumas são lixadas, para o acabamento final. Outras ainda recebem esmalte cerâmico, com pinceladas a mão ou por imersão. E sequem para a 2a. queima. A abertura final do forno é também a satisfação do trabalho concretizado.
A marca ArtbyDarleneMaldonado nasceu em 2013. Desde então vem criando e reproduzindo novas peças, tudo feito manualmente.